Voltar

Comunicado: Preço do Leite em Janeiro 2019



Nos dias 25 e 26 de maio, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio (MG), a Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cotrial) e a CCPR realizaram o Inovaleite, evento que reuniu produtores para debater o cenário leiteiro atual e apresentar as inovações e tecnologias que estão ampliando os horizontes do processo produtivo nas fazendas. Além dos painéis que contaram com a presença dos presidentes da CCPR e Cotrial e de representantes das empresas Fazen, Cifra Leite, Applic, Rehagro, ADM, Germinare e Embrapa Gado de Leite, os presentes também participaram de rodadas de negócios e assistiram a uma palestra do preparador físico Marcio Atalla, dentro do projeto #BEBAMAISLEITE de incentivo ao consumo de lácteos.

Representantes das cooperativas, de empresas de tecnologia agropecuária e produtores participaram de uma roda de conversa para discutir o futuro da pecuária de leite. Vicente Nogueira, presidente da Cotrial, coordenou a conversa. "Acredito que a palavra transparência é a que melhor define a participação de todos nesse encontro. Fica clara a nossa tarefa de promover mais e melhor o nosso produto, afinal, temos em nossas mãos um alimento nobre", avaliou Vicente. 

Para o presidente da CCPR, essa primeira edição do Inovaleite cria um marco que reforça os objetivos compartilhados por cooperativas e produtores em relação à produção leiteira. "Com os assuntos debatidos aqui, creio que conseguimos amarrar as pontas. Tratamos das prioridades e necessidades do produtor em relação à gestão de resultado, assistência técnica, nutrição dos animais, entre outros aspectos. Espero que os produtores tenham compreendido a diversidade de ferramentas que está à disposição deles", comentou Marcelo Candiotto.

Estreitando laços

Com uma produção diária de 20 mil litros, Thiago Silveira, da fazenda Xapetuba, em Uberlândia, sabe que o investimento em tecnologia é fundamental. "Conheço produtores que, por opção, trabalham artesanalmente. Porém, é indiscutível que a tecnologia bem aplicada melhora a produtividade e proporciona um ganho de escala. Quem sabe um pouco de finanças e economia compreende que esse investimento é fundamental para termos um negócio de sucesso", opina Thiago.

O proprietário saiu satisfeito com o debate e ressaltou a importância de iniciativas como o Inovaleite para o aperfeiçoamento do relacionamento entre os diversos atores da cadeia produtiva. "Ele liga os elos, permite a troca de informações relevantes e, sobretudo, colabora para o bom relacionamento dos produtores com a indústria". Marcia Espíndola, produtora da fazenda Rio Claro, também de Uberlândia, tem opinião parecida com a do colega. "Percebo que a cooperativa mantém um canal de comunicação aberto conosco. Vi hoje o embrião de uma transformação muito grande, que é o trabalho realizado pela empresa Fazen", acrescentou.

Novidade à vista

Ao mencionar o trabalho da Fazen, a produtora Marcia estava se referindo ao aplicativo de gestão e compras de insumos apresentado pela empresa durante o Inovaleite. Criado sob encomenda da Cotrial, a ferramenta para celular deseja reunir tudo que o pecuarista precisa para a boa gestão de sua propriedade. "Essa é a primeira versão que desenvolvemos. Já está concluída a parte de compras de insumos e de oferta de conteúdos informativos para o produtor. Nossa intenção é incluir mecanismos que permitam ao proprietário estabelecer indicadores e metas da fazenda. Quando concluído, ele terá todos os detalhes da sua produção na palma da mão", detalha Valéria Fernandes, gerente de leite da Fazen. O aplicativo será gratuito e estará disponível para as plataformas Android e IOS em breve.

Informativo do preço do leite pago ao produtor ccpr

De acordo com a lei 12.669 de 19 de junho de 2012, informamos o preço bruto mínimo pago pelo leite a ser fornecido em Janeiro de 2019.

Informativo do preço do leite pago ao produtor ccpr

De acordo com a lei 12.669 de 19 de junho de 2012, informamos o preço bruto mínimo pago pelo leite a ser fornecido em Janeiro de 2019.