Voltar

Dica do técnico

Projetos de fomento da atividade leiteira

Por Bruna Leonel. Supervisora de Projetos Agropecuários da CCPR Leite

Com a palavra, a técnica:

Não é novidade que o cenário em que o produtor de leite está inserido é dinâmico e passa por muitas mudanças e incertezas. A produção de leite diária e as atividades rotineiras se contrastam com a produção sazonal de volumosos e a variação do preço dos principais insumos ao longo do ano.

No papel de uma empresa captadora de leite, trabalhar com excelência nos serviços e atendimento ao produtor, oferecer preços compatíveis com o mercado e realizar o pagamento em dia pela produção de leite, tem sido a base dos pilares que fortalecem a parceria com os cooperados que, em 2018, completa 70 anos.

E toda a equipe de colaboradores da CCPR, acredita que nosso compromisso com o produtor de leite vai além! Garantir que a atividade leiteira se torne mais competitiva e tenha resultados cada vez melhores dentro de cada fazenda é um objetivo (e até uma necessidade) para que possamos construir juntos mais 70 anos de parceria. Por isso, preconizamos as seguintes premissas:

Leite é um negócio rentável

Há mais de 10 anos, a CCPR investe em projetos de assistência técnica e gerencial que auxiliam o produtor a encarar a atividade leiteira como um negócio de sucesso. Conhecer a fundo sua fazenda e seus processos, medir o desempenho dos diversos setores da atividade e identificar as principais oportunidades e desafios é fundamental para traçar o planejamento das ações.

"Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização"

O custo com a mão de obra é um dos principais itens que compoem o custo de produção do leite. Ao avaliarmos o impacto de um trabalho bem feito em cada atividade desempenhada pelas pessoas envolvidas, o custo com a mão de obra aumenta ainda mais. Capacitar e treinar as pessoas que executam as atividades na fazenda é um investimento com grande retorno! Além de todo o trabalho de capacitação de ordenhadores realizado pela nossa equipe de campo, em 2018 a Granja CCPR disponibilizará estrutura e programação de cursos e treinamentos voltados para a mão de obra das fazendas.

Não se esqueça das vacas!

O potencial produtivo das vacas em lactação, adequação do padrão genético dos animais ao sistema de produção e a utilização da genética como ferramenta para solução de problemas do rebanho também são aspectos importantes para melhores resultados da atividade. Em 2018, o produtor CCPR terá acesso facilitado à animais de genética superior e técnicas para maior eficiência reprodutiva e melhoramento genético do seu rebanho.

Conhecimento nunca é demais!

Ao longo de 2017 mais de 2 mil produtores participaram de iniciativas de capacitação e treinamento que levaram informações importantes para melhoria dos resultados da atividade leiteira. Disseminar boas práticas para produção mais competitiva de um leite de qualidade é a nossa missão. E neste contexto, muitos eventos acontecem ao longo do ano em parceria com as 32 cooperativas associadas ao sistema CCPR. Não deixe de participar!

Qualidade em foco

Matéria-prima de qualidade é o nosso carro chefe! A cada dia se consolida o trabalho desenvolvido junto aos produtores com foco na melhoria da qualidade do leite. O produtor CCPR recebe toda a assessoria técnica para adequação dos procedimentos de rotina e implantação de boas práticas para garantir a produção de leite por animais sadios, com baixa contagem bacteriana e livre de qualquer resíduo indesejável.

Não fique de fora de todas essas iniciativas!

Procure a equipe de campo e usufrua das vantagens de ser um produtor do Sistema CCPR!

Informativo do preço do leite pago ao produtor ccpr

De acordo com a lei 12.669 de 19 de junho de 2012, informamos o preço bruto mínimo pago pelo leite a ser fornecido em maio de 2018.